18 de nov. de 2010

QR Code: Essa moda ainda vai pegar

Link do Web Diálogos em QR Code

Pequenos, discretos e com um grande potencial, esse novo código de barras pode revolucionar o modo como interagimos.

Imagine que você está andando num museu sem nenhum guia. Você simplesmente para numa pintura e vê, ao lado de sua breve descriação, um código de barras meio diferente, quadrado. Você saca o seu smartphone, coloca num programa decodificador e visualiza o código. Instantaneamente o código leva você à um vídeo (do youtube, por exemplo), em que surge um guia que lhe explica toda a história por trás daquela pintura e ainda lhe oferece vários outros links caso você queira ir mais à fundo. Impossível? Não mais.

O QR Code é um código de barras 2D onde QR significa Quick Response. A principal vantagem desse código é que ele permite a inserção não somente de números, mas também de letras e caracteres especiais. Além disso, praticamente qualquer smartphone equipado com uma câmera de vídeo pode decodificar os códigos a uma distância razoável, permitindo que usuários comuns possam ler os códigos em diferentes ambientes.

Grandes empresas, como a Nike, em âmbito internacional, e a Nova Schin, em âmbito nacional, já estão utilizando o QR code para divulgarem suas marcas. Na campanha da Nike Nike Running Belgium , ela distribuiu vários QR Codes pela capital da Bélgica, como se fossem checkpoints, onde os corredores deveriam visualizar os códigos e o sistema autimaticamente computava quanto tempo o corredor levou de um ponto até o outro, fazendo um ranking dos corredores mais rápidos da cidade.

No caso da Schin, ela criou um painel com vários QR Codes cada um com frases que completavam uma campanha “E se…”. Isso ainda é apenas a ponta do iceberg. Aplicações em QR Code podem ser colocadas e bares, boates, shoppings e fazer integração com mídias sociais. O grande limitador é que muitas pessoas ainda desconhecem o uso dos QR Codes ou não sabem como baixar e instalar um programa em seus smartphones. Mas seu uso deve crescer conforme a população for deixando os celulares de lado e começarem a utilizar os Smartphones.

Dados divulgados pelo censo 2010 mostram que o número de celulares já superou o número de habitantes no país. Para que esses celulares se transformem em smartphones é apenas uma questão de tempo.

Do site: http://www.webdialogos.com

Nenhum comentário: