14 de nov. de 2010

Funcionário ou Você S.A. ?

capa Há muitos anos, quando li o primeiro exemplar da revista Você S.A., caiu uma ficha na minha cabeça. Eu entendi que, definitivamente, eu jamais seria funcionário de ninguém. Mesmo que trabalhasse em uma empresa com carteira assinada, mesmo assim eu não seria funcionário.
Como isso funciona? Simples: é uma questão de ponto de vista. Quando li aquela revista e vi seu nome “Você S.A.” entendi que eu sou uma empresa. Sou seu principal administrador e responsável pelos seus resultados. Meu produto é o meu serviço. Minha matéria prima são os meus conhecimentos adquiridos em anos e anos de leitura. Meus clientes são todas as empresas que contratam meus serviços e a carteira assinada nada mais é do que o modelo de contrato adotado entre nossas empresas.
Entendi mais. Que a remuneração que recebo das empresas que me contratam é o meu faturamento bruto e que, ao final do período de apuração, tenho que averiguar se tiver lucro ou prejuízo.
Entendi que esse contrato de “prestação de serviços” terá remuneração e durabilidade compatível com a satisfação deste cliente, que me contrata, e com os resultados obtidos a partir desta parceria.
Entendi que trabalharia por projetos e não por tempo de contratação. Sempre que fui “prestar meus serviços” para uma empresa (cliente) sempre fiz questão de entender o escopo pelo qual fui contratado. Sempre procurei entender quais problemas eu fui contratado para resolver. Desta forma, sempre procurei montar planos de ação para resolver estes problemas e mostrar o resultado do meu trabalho (serviço prestado).
Acredito, depois de tantos anos, que esse é e o melhor modelo de comportamento para qualquer funcionário: uma Você S.A.. Uma empresa individual prestando serviço para uma Empresa LTDA.
Não existe subordinação e sim objetivos compartilhados. Não existe hierarquia e sim responsabilidades distintas. Não existe cobrança e sim apresentação de resultados. Não existe reunião com o chefe e sim reunião de administradores. Não existe demissão e sim rompimento de contrato. Não existe ordem e sim acordo.
Uma utopia... será? Tudo é apenas uma questão de ponto de vista...
Comigo tem dado certo.

Nenhum comentário: