8 de nov. de 2010

Como divulgar seus negócios usando pouco dinheiro?...


Divulgar um produto ou serviço pode ser um investimento considerávelmente caro. Entretanto, o retorno dessa aplicação, se bem efetuada, é de grande valia e garante um fluxo melhor para os negócios. Mas como podemos fazer o marketing de nosso empreendimento evitando desperdiçar dinheiro?

Isso é extremamente simples: basta segmentar o público. O marketing direcionado tem um impacto maior e custa bem menos do que aquele realizado para tentar atingir todas as pessoas possíveis. Defina seu público-alvo e trabalhe com ele. Desvendando seus hábitos de consumo e suas características psicológicas, é possível utilizar canais de divulgação específicos que causam o efeito desejado.

Uma boa dica, por exemplo, é sempre cadastrar um cliente que já visitou seu estabelecimento, arquivando seu endereço de e-mail. Esse é um consumidor potencial que já conhece o seu produto e pode voltar a comprá-lo. Eventualmente, enviar uma mala-direta com promoções e ofertas, ou divulgando novidades sobre seu empreendimento, pode ser extremamente eficiente e muito barato!

Anunciar em jornais e revistas de bairro também é bastante proveitoso. Essas mídias costumam circular entre os moradores da região próxima ao seu empreendimento que, ao visualizar sua marca no impresso, reconhecem e tornam seu ponto de venda uma referência.

Outra ferramenta com ótimos retornos (e totalmente gratuita) é o famoso boca-a-boca. Mas, para ter um efeito positivo, exige do empreendimento um bom atendimento e muita simpatia. Se um cliente for bem atendido e estiver satisfeito com o que consumiu, irá comentar com amigos, familiares e conhecidos sobre seu negócio, o que poderá aumentar suas vendas. Existem diversas formas de se fazer propaganda de um negócio, basta saber quem você quer atingir.

do site http://makroatacadista.blogspot.com

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