Na minha opinião as empresas devem ter muito cuidado com suas propagandas. Especialmente àquelas que geram expectativas nos clientes. Como diz o ditado: “o tiro pode sair pela culatra”.
Pequenas diferenças entre a oferta e a realidade pode até ser perdoada pelo cliente, entretanto, quando é visível a diferença, o consumidor pode se sentir lesado e, neste caso, a perda do cliente é quase certa. Isto sem contar o boca-a-boca negativo que pode gerar.
Vamos a um exemplo prático e bem simples. Fui a uma famosa lanchonete de fast food onde me chamou atenção um cartaz que oferecia um “grande” e suculento sanduíche a um bom preço. Na foto abaixo que tirei do anúncio fiz, no photoshop, a medição do diâmetro do sanduíche e do copo de refrigerante.
Perceba que o sanduíche tem um diâmetro de aproximadamente 8 cm e o refrigerante 4 cm… (não vou nem falar da altura!) Chamo atenção que o sanduíche tem o dobro do tamanho do copo…
Comprei e ansiosamente fiquei esperando pela “iguaria”.
Ao receber o meu lanche, o choque foi inevitável. Veja:
O sanduíche que se “escondia” por traz de uma batatinha era do diâmentro do copo!… 6 cm ambos! Ou seja, o sanduiche encolheu 2 cm e o copo aumentou 2 cm!
Quatro ou cinco mordidas depois, ficou a lembrança do que tinha visto no cartaz…
Tive que completar o lanche com a certeza de que havia sido enganado.
A empresa tem todo direito de dizer que estou errado, que o “método científico” que utilizei é falho, etc., etc., etc.
Não importa. Para o cliente a sensação, o sentimento é o que importa. E neste caso, não preciso de ciência para afirmar que fui enganado.
Quero que fique a lição. Não tente enganar seus clientes. Não diminua o conteúdo e nem modifique a embalagem para “levar vantagem”. O cliente, se perceber, vai cobrar um preço muito alto de sua empresa… a fidelidade!
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