18 de jun. de 2010

Treinamento de funcionários NÃO FUNCIONA!

treinamento

Calma! Eu explico...

Realizar treinamento no modelo tradicional - reunir o pessoal em uma sala, fora do horário de expediente, todo mundo cansado e louco para ir pra casa, um Consultor que pouco conhece da realidade da empresa, conceitos abstratos que dão a sensação que só funcionam em empresas do primeiro mundo e contando piadas que forçam todos a rir meio sem graça “pra não perder o amigo”... - é a receita certa para o fracasso!

Esse modelo já tem sido usado há bastante tempo e propagado como a salvação para as empresas com baixo desempenho. O problema é que ninguém se preocupou em medir os resultados. O Consultor vai embora e, alguns dias depois, ninguém lembra mais nem dele muito menos do que disse.

A explicação está em como funciona o ser humano. O adulto não se convence fácil. Achar que por que alguém com um título vai lá à frente e diz que todos tem que mudar vai fazer com que a empresa mude de rumo é uma ilusão.

Para que isso ocorra de fato, as coisas tem que ser um pouco diferentes. Você não confia numa pessoa por que ela quer que você confie. A confiança é conquistada. Para que um “treinamento” alcance os resultados desejados é necessário alguns requisitos:

· Primeiro, tem que ser estabelecido um canal de comunicação entre quem vai assistir e quem vai ministrar o treinamento

· É necessário que haja confiança do grupo no Consultor

· Quem vai participar tem que querer estar ali, tem que estar convencido de que vale a pena prestar atenção no que vai ser dito

· Estabelecer um local e horário adequado para TODOS e não somente para a empresa

· O Consultor tem que conhecer muito bem a empresa e, de preferência, as pessoas que estarão presentes

· Os casos apresentados tem que ser reais e, no mínimo, tem que ter relação direta com o dia-a-dia da empresa cliente

· O que for dito tem que ter aplicabilidade imediata e não basta dizer “o que” deve ser feito mas, principalmente, “como fazer”

· Ao final, seria importante montar, com os participantes, um plano de ação completo a ser iniciado imediatamente

· É preciso deixar claro o que todos vão ganhar com as mudanças propostas, e não apenas a empresa...

· É importante medir, DE FATO, o grau de satisfação dos ouvintes ao final da palestra, mas não de forma automática, e sim com o real intuito de verificar se os resultados foram alcançados

· É importante o consultor acompanhar as ações planejadas e se responsabilizar pessoalmente pela busca dos resultados almejados

Tomando estes cuidados, a probabilidade do treinamento cair no esquecimento diminui muito e o investimento feito pela empresa terá muito mais chance de dar retorno.

Que tal planejar melhor o próximo treinamento?

3 comentários:

Patrícia Zelleroff disse...

Muito interessante, gostaria de saber mais sobre planejamento de treinamentos. Estou num empresa e há 3 meses tenho cativado a equipe e me envolvido sem dar treinamentos, pois acredito q ng pode chegar simplesmente falando sem conhecer, como vc mesmo disse! Muito bom o artigo! Att.

Denis Job disse...

Muito bom seu comentário Patrícia. Procure planejar os treinamentos com sua equipe. Que áreas eles tem interesse? Em que área eles acham que precisam melhorar? Algum membro tem conhecimentos que poderia repassar para os demais? Que tal um workshop?
Se precisar e ajuda me acione.

Unknown disse...

Denis, gostei bastante de suas idéias. Empresários hoje estão investindo mais em treinamento ( formei-me em 76) e é uma pena ver recursos desperdiçados. Há todos os tipos de equívocos sendo cometidos nessa área e os RHs , funcionários, consultores e empresas acabam por questionar o treinamento, trocar o nome dele (por deseenvolvimento, como um exemplo). Sua abordagem é importante e esclarece aspectos que realmente respondem a questão da eficácia dos treinamentos. Parabéns!