Treinamento de funcionários NÃO FUNCIONA!
Calma! Eu explico...
Realizar treinamento no modelo tradicional - reunir o pessoal em uma sala, fora do horário de expediente, todo mundo cansado e louco para ir pra casa, um Consultor que pouco conhece da realidade da empresa, conceitos abstratos que dão a sensação que só funcionam em empresas do primeiro mundo e contando piadas que forçam todos a rir meio sem graça “pra não perder o amigo”... - é a receita certa para o fracasso!
Esse modelo já tem sido usado há bastante tempo e propagado como a salvação para as empresas com baixo desempenho. O problema é que ninguém se preocupou em medir os resultados. O Consultor vai embora e, alguns dias depois, ninguém lembra mais nem dele muito menos do que disse.
A explicação está em como funciona o ser humano. O adulto não se convence fácil. Achar que por que alguém com um título vai lá à frente e diz que todos tem que mudar vai fazer com que a empresa mude de rumo é uma ilusão.
Para que isso ocorra de fato, as coisas tem que ser um pouco diferentes. Você não confia numa pessoa por que ela quer que você confie. A confiança é conquistada. Para que um “treinamento” alcance os resultados desejados é necessário alguns requisitos:
· Primeiro, tem que ser estabelecido um canal de comunicação entre quem vai assistir e quem vai ministrar o treinamento
· É necessário que haja confiança do grupo no Consultor
· Quem vai participar tem que querer estar ali, tem que estar convencido de que vale a pena prestar atenção no que vai ser dito
· Estabelecer um local e horário adequado para TODOS e não somente para a empresa
· O Consultor tem que conhecer muito bem a empresa e, de preferência, as pessoas que estarão presentes
· Os casos apresentados tem que ser reais e, no mínimo, tem que ter relação direta com o dia-a-dia da empresa cliente
· O que for dito tem que ter aplicabilidade imediata e não basta dizer “o que” deve ser feito mas, principalmente, “como fazer”
· Ao final, seria importante montar, com os participantes, um plano de ação completo a ser iniciado imediatamente
· É preciso deixar claro o que todos vão ganhar com as mudanças propostas, e não apenas a empresa...
· É importante medir, DE FATO, o grau de satisfação dos ouvintes ao final da palestra, mas não de forma automática, e sim com o real intuito de verificar se os resultados foram alcançados
· É importante o consultor acompanhar as ações planejadas e se responsabilizar pessoalmente pela busca dos resultados almejados
Tomando estes cuidados, a probabilidade do treinamento cair no esquecimento diminui muito e o investimento feito pela empresa terá muito mais chance de dar retorno.
Que tal planejar melhor o próximo treinamento?


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Se precisar e ajuda me acione.