13 de jun. de 2010

É possível safistazer seus clientes?

Clientes satisfeitos

Sim, desde que tenhamos a compreensão correta do que isso significa...

Satisfação de clientes é, ou pelos menos deveria ser, uma busca incessante de todo empresário. Uma vez que sua empresa vende um produto ou presta um serviço, ela depende basicamente de vendas para sobreviver. E somente clientes satisfeitos comprarão e, principalmente, voltarão a compar.

Mas, o que significa “satisfazer seus clientes”? É ai que os problemas começam. Existem muitos mitos a esse respeito e o maior deles é achar que devemos realizar todas as “vontades” dos clientes para que eles fiquem satisfeitos. Experimente fazer isso com uma criança e você verá o resultado... a única coisa que restará é uma criança mimada e profundamente insatisfeita! Ou seja, isso não vai funcionar.

Para esclarecer esse assunto vamos para um conceito básico da Qualidade Total que nos ensina que Qualidade é “cumprir os requisitos ACORDADOS com os clientes”. Destaquei a palavra acordado pois ai está a chave para resolvermos o problema.

Satisfação tem a ver com cumprir o que foi prometido!

Vamos analisar. Um cliente satisfeito é, principalmente, um cliente que recebeu aquilo que esperava. Daí a importância de, durante a apresentação do produto ou serviço e sua negociação, termos a certeza de que entendemos a necessidade do cliente e deixamos absolutamente claro para ele aquilo que vamos entregar.

Antes que os mais apressados chamem seus advogados para reverem seus contratos, aviso que essa exigência vai além. Não basta apenas termos a certeza que apresentamos tudo, é preciso termos a certeza de que o cliente ENTENDEU!

Acho que esse é o ponto. Se queremos clientes satisfeitos, a única forma de conseguirmos isso é, inicialmente, garantirmos que ele entendeu exatamente o que está adquirindo e que aquilo atenderá às suas necessidades. Neste caso se, ao entregarmos o produto “cumprirmos os requisitos ACORDADOS com os clientes” a probabilidade de termos uma insatisfação se dissipa a níveis insignificantes.

Uma última dica: que tal entregarmos um pouquinho a mais só para garantir? Desta forma, na maioria dos casos, superaremos suas expectativas e poderemos até criar fãs...

Que tal você analisar como está seu processo de vendas e comparar com seus indicadores de satisfação de clientes?

Me conta o resultado...

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