4 de abr. de 2008

Dificuldade durante o processo de seleção

Recebi este e-mail do Anderson de Itaquera, São Paulo:

"Bom dia Denis,estava procurando dicas de entrevista em sites e tive o prazer de obter seu vídeo e assistir. Denis,estou fazendo faculdade na área de administração e estou no 3 ano. Desde quando eu comecei o curso, estou buscando o  estágio. No começo foi difícil de passar da 1 fase. Agora estou conseguindo, porém, estou esbarrando no  gestor. Falo pra ele das minhas experiências anteriores, detalhando e falando sobre os resultados que eu dei nas empresas anteriores. Tento falar de forma clara, busco sempre enfatizar que estou querendo entrar na empresa pra aprender com ela, que estou disponível sempre a horários extras e dias de domingos e feriados. Tudo o que for pra melhorar  o crescimento da empresa...falo que sou um cara atencioso,organizado,tenho iniciativa,sou batalhador, dinâmico e responsável.

Será que você poderia me ajudar, por favor, a vencer essa etapa. Estou sem emprego a quase 1 ano e não gostaria de trancar minha faculdade e acabar com meus objetivos profissionais. Por favor cara me ajude!"

Segue minha resposta:

Caro Anderson,
Analisando teu e-mail, vejo um erro clássico de vendas... foco no produto e não no cliente! Explico: você já foi comprar alguma coisa e o vendedor tentou te empurrar alguma coisa sem sequer querer saber suas necessidades? Ficou lá horas a fio falando das vantagens e vantagens de um produto que você não precisava?
É mais ou menos assim!
O Correto seria o vendedor investir mais tempo em conhecer você, saber suas necessidades, para o quê você vai usá-lo, etc.. e, só então, apresentar o produto certo...entendeu?
No seu caso é a mesma coisa. Procure investir mais do seu tempo em conhecer a empresa, seus objetivos, estratégias, necessidades. Converse com funcionários, clientes, fornecedores. Visite sites, leia artigos, etc. Quando for para a entrevista, demonstre interesse pela empresa, seus problemas e necessidades e, só na hora certa, se coloque como a melhor opção para ajudar... mesmo que for na tarefa mais simples...
Evite falar demais de você, de suas qualidades, procure falar o que você vai fazer pela empresa!
É isso ai! vai com tudo que a próxima vaga é tua!!!!
Me conta tá!
Forte abraço e sucesso!

O que você acha dessas sugestões?

Nenhum comentário: