11 de jul. de 2011

Cobrar caro pode... vender "gato por lebre", não!

gpl

Entregue aquilo que vendeu e, principalmente, aquilo que o cliente achou que comprou...

Umas das estratégias de posicionamento de marca é o preço. Cobrar por um mesmo tipo de produto um preço maior que a concorrência poder ter um efeito de diferenciação para o mercado. O cliente pode, se a estratégia for bem executada, perceber seu produto como melhor e dar preferência a ele em detrimento de outro "mais barato".

Isso é verdade desde que o cliente, ao adquirir esse produto, perceba que - de fato - esse produto mais caro lhe trás uma vantagem seja de qualidade, quantidade, usabilidade, conforto, conveniência, status, etc.

Esse é o perigo dessa estratégia: o cliente precisa perceber a diferença, do contrário, ficará com a sensação de ter sido enganado, e o efeito será o contrário do esperado.

Para que a estratégia dê certo é necessário planejamento:
. Como quero que o cliente perceba meu produto?
. Que qualidades quero destacar?
. Como posso garantir que meu cliente perceba essas qualidades?
. Como posso garantir que essas qualidades serão percebidas pelos clientes no meu produto e não nos concorrentes?
. Meu cliente está realmente disposto a pagar mais por estas qualidades?
. Que riscos eu corro caso essa estratégia não dê certo?

Planejamento é fundamental e gostaria de, por último, chamar sua atenção no sentido de não achar que seus clientes são ingênuos. Os clientes estão cada vez mais bem informados e a tecnologia está 100% a seu favor. Qualquer erro de percepção deles em relação ao preço x beneficio de seus produtos podem, facilmente, ser multiplicados na rede com consequências imprevisíveis.

Novamente, para não esquecer:
Entregue aquilo que vendeu e, principalmente, aquilo que o cliente achou que comprou... 


Foto do Blog: http://www.dercio.com.br

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