19 de jan. de 2014

Sempre fale metade do que escuta... se conseguir!

imagem da internet

Escutar é diferente de ouvir! Ouvir, a gente ouve qualquer coisa: o vento, o som da rua, uma música...


Escutar é diferente. Escutar é dar atenção, é ser pró ativo, é entender - ou pelo menos tentar. É se interessar pelo outro, pelo que ele ,ou ela, tem a nos dizer. É ser curioso, no bom sentido, é querer aprender. Escutar é exercitar a humildade. É assumir que o que temos para dizer não é, necessariamente, mais importante do que nos é dito.

Ocorre que, no nosso dia a dia, damos pouca importância ao ato de escutar. Na maioria das vezes, estamos mais preocupados em falar. A maioria das pessoas é assim e é justamente ai que se estabelece um grande diferencial. Saber escutar é uma enorme vantagem competitiva.


Aprender a escutar é algo realmente muito importante e deveríamos no esforçar neste objetivo. Lembre-se: quem muito fala, muito se expõe!


Veja também algumas vantagens de quem sabe escutar:



  1. Todos gostam de ser ouvidos e valorizam quem as ouve.
  2. As pessoas precisam ser escutadas e sentem um enorme alívio quando isso ocorre.
  3. Ao ser escutada, a pessoa cria vínculo emocional com quem a escutou. Isso cria confiança.
  4. Ao escutar, aprendemos mais do que quando falamos.
  5. Escutando mais do que falando erramos menos, no expomos menos, criamos menos problemas.
  6. Escutar é ajudar.

Que tal hoje dar um tempinho nas cordas vocais e tirar o dia hoje para escutar mais? 

Está feito o desafio!

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