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Sim importa. Isso chama-se feedback. Como profissionais que queremos nos destacar positivamente nas empresas é muito importante darmos atenção a estes sinais. Não podemos cometer o erro de achar que estamos sempre no caminho certo ou que temos sempre razão pois isso facilmente será confundido com arrogância.
Saber receber críticas é uma habilidade super importante que devemos nos esforçar ao máximo para desenvolver. Nem sempre isso é fácil pois como seres humanos teremos sempre a propensão a ficar na defensiva. Mas é muito importante treinar isso pois, ao deixarmos as pessoas a vontade para nos dar sua opinião, ganhamos uma ótima fonte de dicas de áreas que eventualmente precisamos melhorar.
O problema começa quando conduzimos nossas ações baseados na opinião alheia. Esse é um erro comum de pessoas inseguras ou daquelas que acham que devem agradar a todos. Esse comportamento é destrutivo e pode se transformar em uma prisão.
O feedback, como estamos chamando a opinião de terceiros, deve ser uma ferramenta de auto avaliação e melhoria e não um decreto onde temos que aceitá-los. Nem sempre a opinião dos outros estará certa ou nos será útil. o importante é justamente fazer o filtro e utilizar essas informações a nosso favor, quando necessário.
Lembre-se: ser dependente da aprovação dos outros é um grande problema.
Algumas dicas uteis:
- Na sua atividade profissional tenha Metas
- Desenvolva sua atividade da melhor maneira possível
- Seja pontual e cumpra o que prometeu
- Seja correto e ético em suas atitudes
- Monitore os feedbacks que receber, mesmo que sejam informais
- Avalie se há algo que possa ser utilizado por você para melhorar como pessoa e como profissional
- Relaxe, ninguém é perfeito... o erro está em não querer melhorar.
No mundo corporativo não há espaço para arrogância e para pessoas que acham que não tem o que melhorar. Pense nisso!
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