26 de jan. de 2014

O que os outros pensam de mim importa?

imagem da internet

Sim importa. Isso chama-se feedback. Como profissionais que queremos nos destacar positivamente nas empresas é muito importante darmos atenção a estes sinais. Não podemos cometer o erro de achar que estamos sempre no caminho certo ou que temos sempre razão pois isso facilmente será confundido com arrogância.

Saber receber críticas é uma habilidade super importante que devemos nos esforçar ao máximo para desenvolver. Nem sempre isso é fácil pois como seres humanos teremos sempre a propensão a ficar na defensiva. Mas é muito importante treinar isso pois, ao deixarmos as pessoas a vontade para nos dar sua opinião, ganhamos uma ótima fonte de dicas de áreas que eventualmente precisamos melhorar.

O problema começa quando conduzimos nossas ações baseados na opinião alheia. Esse é um erro comum de pessoas inseguras ou daquelas que acham que devem agradar a todos. Esse comportamento é destrutivo e pode se transformar em uma prisão.

O feedback, como estamos chamando a opinião de terceiros, deve ser uma ferramenta de auto avaliação e melhoria e não um decreto onde temos que aceitá-los. Nem sempre a opinião dos outros estará certa ou nos será útil. o importante é justamente fazer o filtro e utilizar essas informações a nosso favor, quando necessário.

Lembre-se: ser dependente da aprovação dos outros é um grande problema.

Algumas dicas uteis:
  • Na sua atividade profissional tenha Metas
  • Desenvolva sua atividade da melhor maneira possível
  • Seja pontual e cumpra o que prometeu
  • Seja correto e ético em suas atitudes
  • Monitore os feedbacks que receber, mesmo que sejam informais
  • Avalie se há algo que possa ser utilizado por você para melhorar como pessoa e como profissional
  • Relaxe, ninguém é perfeito... o erro está em não querer melhorar.

No mundo corporativo não há espaço para arrogância e para pessoas que acham que não tem o que melhorar. Pense nisso!

Nenhum comentário: