2 de jan. de 2014

Como se relacionar bem com colegas de trabalho

Relacionamento, por si só, já é um tema bastante complicado. Relacionamento, no ambiente de trabalho, é ainda mais e isto realmente pode se tornar um ponto crítico no seu dia a dia. Só de pensar em voltar para o trabalho e dar de frente com aquela pessoa... hum, pode se tornar um peso!


Não existem segredos para você se dar bem, em todas as situações, com seus colegas de trabalho. Principalmente por que isso nem sempre depende de você. Mas, algumas dicas podem lhe ajudar nesta que pode ser uma difícil tarefa.

1. Trate os outros com você mesmo gostaria de ser tratado.
Esta é uma máxima universal e deveria sempre pautar nossa forma de agir. Não importa o que vamos receber em troca, se queremos semear um ambiente de concórdia e de produtividade, deveríamos dar o exemplo e semear cordialidade e generosidade.
Como é possível reclamar do relacionamento com os colegas se nós mesmos não damos o exemplo?

2. Pratique a tolerância... sempre.
Nem todas as pessoas tem a mesma formação, educação e estabilidade emocional que você. Dai a importância de sermos tolerantes e não exigirmos dos outros aquilo que eles não tem condições de nos dar. Enxergar o outro no mundo dele é uma ótima prática par melhorar os relacionamentos interpessoais.
Aliás, podemos até fazer uma autocrítica, neste momento, sobre como andas essas qualidades em nós mesmos.

3. Aumente sua capacidade de resistência a críticas e provocações.
Muitos problemas poderiam ser evitados ser não fôssemos tão sensíveis! Aquela crítica não somos nós. Ela é, simplesmente, a opinião de quem a emitiu. Ela só nos atingirá se não tivermos equilíbrio e humildade para ouvir, analisar, aprender algo com ela e devolver de forma positiva.
A provocação nada mais é do que uma crítica feita de forma jocosa. O antídoto é o mesmo.

4. Tenha foco no seus reais objetivos.
Quais são seus reais objetivos no seu trabalho. As vezes, quando perdemos isso de vista, damos espaço para questões menos importante. Dai ser essencial ter Metas! Quando estamos envolvidos em projetos que nos levem às nossas Metas, normalmente ficamos muito mais resistentes a estas questões de relacionamento interpessoal.

5. As pessoas mais difíceis, normalmente são as que mais precisam da nossa ajuda.
Este é um ponto super importante. Quando abandonamos o papel de vítima e fazemos o exercício de enxergar os outros verdadeiramente, podemos nos dar conta de que aquela pessoa "problemática" nada mais está do que nos pedindo ajuda. Ela está, sem perceber, querendo chamar atenção de todos para suas reais dificuldades. Nada mais gratificante do que ajuda a quem precisa. Experimente ter uma conversa aberta com seu colega de trabalho, escute de verdade. Muitas vezes é só disso que esta pessoa está precisando.

6. E, se nada disso der certo...
Você tem duas opções: ignorar completamente a pessoa e torcer para que ela mude seu foco de você para outro e, se ainda sim não der certo, mudar de ambiente...

O importante disso é ter a consciência de que, a contrário do que normalmente pensamos, muito do bom relacionamento com colegas de trabalho depende de nós mesmos e não dos outros. Faça, portanto, sua parte e verá que, na maioria das vezes, vai funcionar.

Nenhum comentário: