29 de dez. de 2013

Você estabelece metas ou fica apenas torcendo para que as coisas aconteçam? Dica: 5 passos para você transformar sonhos em metas

Passamos a vida inteira querendo que coisas boas nos aconteçam. Melhorar de emprego, conseguir uma promoção, comprar uma casa, investir para a velhice, emagrecer... Alguns sonhos dão certo, outros não. A pergunta é: estamos pilotando este barco ou apenas somo passageiros, colhendo resultados positivos tão somente quando os ventos externos sopram a favor?

Porque nossos projetos não atingem os objetivos que queremos? Porque muitas vezes os abandonamos no meio do caminho? Nosso dia a dia é muito corrido, temos muitas obrigações e normalmente nos perdemos no meio do percurso entre aquilo que sonhamos para nós e a dura realidade da vida.

Muitas vezes o erro começa em não sabermos estabelecer corretamente as nossas Metas. Uma Meta bem definida é, sem dúvida, o primeiro passo para realizarmos concretamente aquilo que desejamos.




"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir" - Sêneca


Algo pode ser feito para reverter essa situação? E como posso fazer isso? Para lhe auxiliar, segue um passo a passo para lhe ajudar a estabelecer metas adequadamente:


1. Tenha Foco
O primeiro passo é focar! Ser bastante específico. Não existem metas vagas. Comprar um carro não é uma meta específica, por exemplo. Um Fiat Prêmio 85 talvez não seja o que você estivesse sonhando, não é mesmo? Seja específico: qual o carro, ano e modelo? Qual o cargo que deseja ocupar? Que tipo de emprego exatamente você deseja? Onde é o apartamento que você quer adquirir? Quantos quartos?
Pegou o espírito?


2.  Estabeleça valores
Outro passo importante. Mensure tudo! Qual o valor do carro? Qual o ano? Quanto precisa para o apartamento? Quanto deve ser seu novo salário? Quantos quilos quer emagrecer?
Números, Números, Números!


3.  Seja honesto com você mesmo
Ao mesmo tempo que precisamos nos desafiar, é preciso manter as pontas dos pés no chão. Não adianta querer o impossível, do contrário, a frustração será a única conquista. O segredo é praticar com pequenos projetos e ir ganhando experiência até partir para as grandes conquistas. Passo a passo, um passo de cada vez!


4.  O mais importante primeiro
O segredo para não perder a motivação é estabelecer Metas para coisas que realmente façam a diferença na nossa vida. Encontrar a verdadeira motivação é o grande pulo do gato. Estabelecer Metas para coisas banais talvez não lhe traga a motivação para ir até o fim. Por outro lado, priorize o que é mais importante primeiro.


5.  Estabeleça a data limite
Este último passo é fundamental! Seu sonho tem que ter data para acontecer. Sua Meta também! Um dos segredos da motivação é ter prazo. Todos nós sabemos que quando nos é dado um prazo para executar algo, damos mais importância à tarefa. Com a meta é a mesma coisa.
Estabeleça a data limite e planeje todos os passo levando esta data em consideração.


Então, vamos colocar em prática? 


Vamos dar um exemplo prático: digamos que você queira mudar de emprego pois não está satisfeito financeiramente com o atual. Que tal estabelecermos então uma Meta?


Vamos lá? 


1º passo: defina exatamente o que quer, por exemplo, conseguir um cargo de Gerente de TI em empresa de Tecnologia criadora de software. Bem específico, né?
2º passo: A empresa deve estar localizada na minha cidade e o salário deve ser mais de 30% maior que o atual. Que tal, não é qualquer um, não é mesmo?
3ª passo: Esta meta é possível pois você, por exemplo, além de ser formado na área, acabou de concluir uma pós graduação específica para o que quer.
4º passo: Esta meta é prioridade pois com o acréscimo financeiro lhe possibilitará, por exemplo, atingir outras metas como adquirir um imóvel próprio para morar...
5º passo: 6 meses a partir de hoje. Até lá, a roda tem que girar!


Recapitulando:


 A Meta errada seria:
Mudar de emprego.
Muita coisa errada pode acontecer com uma meta destas, não?


A Meta correta:
Em 6 meses, a partir de agora, conseguir um novo emprego de Gerente de TI em uma empresa da área de criação de software, localizada na minha região, que me pague 30% a mais do que ganho hoje.
Que tal? Não é muito melhor?


Agora você não tem mais apenas um sonho, tem uma Meta concreta a ser atingida. Tem valores, justificativa e prazo.


Viu como é fácil! É só seguir o passo a passo que dá certo. Uma dica adicional muito importante é colocar tudo por escrito. Isso ajuda muito a corrigir possíveis erros bem como fixar mentalmente suas Metas.


E, como se planejar para atingir suas Metas? Isso já é assunto para um próximo Post! Fique conosco.


Gostou? Comente, compartilhe!

Nenhum comentário: