26 de dez. de 2013

5 dicas para que suas promessas de ano novo funcionem desta vez

Todos os anos é a mesma coisa. Contagiados pelo espírito Natalino e de ano novo surge, em cada um de nós, o desejo de realizar tudo aquilo que não fizemos e que, no fundo, no deixa com uma sensação incômoda de culpa. Emagrecer, viajar, abrir um negócio, conseguir uma promoção, comprar um bem... São muitos os exemplos.

 
Para ajudar você a fazer diferente preparei uma lista com cinco dicas para que, desta vez, suas promessas de ano novo funcionem de verdade:

1. Tenha foco

Não adianta querer "abraçar o mundo com as pernas". Este é um erro muito comum que cometemos. Querer muita coisa ao mesmo tempo faz com que percamos o foco e, na maioria das vezes, até nos esquecemos de priorizar e terminamos direcionando nossa energia para aquilo que não era tão importante.

Tenha foco! 

O ideal é escolher no máximo 3 projetos para se dedicar nos próximos 12 meses. Parece pouco? Pode ser que sim, pode ser que não. De qualquer forma, nada impede que, se você  conseguir atingir logo alguma de suas Metas, possa estabelecer uma nova dentro do mesmo ano.

Concentre suas energias naquilo que realmente fará diferença na sua vida.

2. Estabeleça prazo

Isso é muito importante!

Quando estabelecemos um prazo para algo acontecer, naturalmente nos sentimos motivamos a colocar a "roda para girar". Por outro lado, ter uma "Dead Line" (data limite) nos obriga a ir para o passo seguinte.

3. Planeje passo a passo

Muitas metas são abandonadas por desmotivação. O desafio, que no início nos parecia muito importante, com o passar dos dias vai perdendo atenção por ser difícil, trabalhoso... Uma técnica muito útil é transformar um meta grande em pequenos objetivos que, pouco a pouco, nos levarão à conquista maior. Desta forma nos sentimos mais motivados. Por exemplo, se sua meta é perder 6 Kg em seis meses, imediatamente transforme isso em objetivos menores, como por exemplo 1 Kg por mês. Parece bem melhor! Ou ainda, 250 g por semana. Fica bem mais fácil abrir mão de uma pizza para atingir o objetivo semanal de 250 g do que pensar logo na meta dos 6 Kg!

Divida a meta em pequenos objetivos, estabeleça prazo para cada objetivo e vá para o passo seguinte.

4. Revise sistematicamente seu planejamento

Quem trabalha com planejamento sabe que ele é algo vivo, dinâmico. Precisa ser constantemente avaliado:
  • Cada passo planejado está sendo seguido?
  • Os prazos dos objetivos estão sendo cumpridos?
  • Me esqueci de algo?
  • Preciso replanejar algum passo?
Não se desmotive se algo não estiver saindo como você planejou. Simplesmente retome e vá em frente. O importante é manter o movimento ascendente!

5. Comemore cada pequena vitória

Não espere para se alegrar apenas quando a meta for atingida! Comemore cada objetivo alcançado. Isso é muito importante! 

Um boa ideia é estabelecer uma pequena premiação para cada etapa vencida! 

Que tal? O que você acha de experimentar? Achou trabalhoso? Na verdade não é. Basta você se acostumar com o método.

Escolha uma meta e siga as dicas dadas... se funcionar, amplie para as demais! Não custa tentar...

Me escreva contanto sua experiência. Boa sorte!

Nenhum comentário: