11 de ago. de 2010

Você conhece carne de charque? Ou o conceito de valor agregado…?

Definição:
Carne de charque ou carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá (do tupi yaba ou jabau, que significa fugir, esconder-se), é feita com carne bovina e esfregada com mais sal que a carne de sol e empilhada em lugares secos. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação.
Normalmente, nos pontos de vendas é apresentada desta forma:
charque
Não podemos dizer que é um produto nobre, como a picanha por exemplo, e consequentemente seu preço é bem menor.
E o que a gestão tem a ver com isso?
Nada, se não fosse o conceito de valor agregado!
O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado).
Olhe o que um supermercado fez com a carne de charque:
070820101492-2Notaram a diferença! Vários ‘cortes” especiais de carne de charque…
E o preço… fazendo empresários felizes!
E na sua empresa? O que pode ser repensado para aumentar seu valor agregado?

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