29 de out. de 2010

Por que os vendedores estão tão ruins?

v1 O desempenho dos vendedores em geral está péssimo. Tenho sentido isso no dia-a-dia e a sensação que tenho e que, a cada dia, esses profissionais estão se desvalorizando mais.
Despreparo, desatenção, descaso com os clientes, desconhecimento dos produtos e serviços com que trabalham, falta de argumentos, amadorismo… a lista poderia se estender mais.
O que poderia estar causando isso?
A causa pode estar nas próprias empresas que utilizam esses profissionais. Não reconhecer que os vendedores são de extrema importância para a organização e que, portanto, é necessário esforço e investimento na seleção, preparo, acompanhamento e remuneração pode ter como consequência resultados abaixo de medíocres.
Qualquer organização que dependa da comercialização de seus produtos e serviços tem que encarar a área comercial como estratégica. Isso não pode ser apenas na teoria, tem que ser demonstrado com ações concretas.
O resultado satisfatório de uma área comercial só será possível se a encararmos de forma profissional, com planejamento detalhado e implantação de ações concretas que a façam se diferenciar.
  • Recrutamento profissional de vendedores que apresentem perfil e comportamentos adequados às técnicas de vendas modernas
  • Treinamento exaustivo que deve ser mantido durante todo o tempo em que esse profissional estiver na função
  • Repensar e modernizar as técncias de vendas
  • Planejamento concreto das ações de vendas
  • Acompanhamento sistemático não apenas dos resultados mas de todas as fases do processo de vendas de cada profissional
  • Feedback sistemático com planejamento de ações de melhorias
  • Comemoração dos resultados
  • Planejamento de ações corretivas
Como podemos perceber, quando nos deparamos com um vendedor que apresenta despreparo, provavelmente encontraremos por trás,  uma área comercial despreparada.
O que você pode fazer para melhorar a área comercial da sua empresa? Pense nisso…

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