27 de out. de 2010

Homo sapiens X Homo coniunctus X Homo relevance

evol
Andei pensando sobre a teoria da evolução. Definitivamente o homem está mudando. Nos últimos anos a evolução tecnológica tem causado profundas transformações na nossa forma de ser e de nos relacionar com os outros. A maior de todas as transformações do mundo atual é, sem dúvida, a internet. Temos entregado grande parte de nossas vidas a ela. Estamos, paulatinamente, migrando nossa existência para uma realidade virtual. Trabalho, estudo, consumo e até relacionamento, tudo está na Internet: a grande rede.
Usando toda a liberdade que a criatividade me permite, resolvi imaginar a continuação da teoria da evolução a partir de onde parou: o Homo sapiens ou um homem sábio. Na minha visão, estamos entrando na era do “Homo coniunctus” ou um homem conectado.
É muito interessante você entrar em qualquer empresa e olhar como o ambiente de trabalho se transformou. Não existe quase interação real, no sentido de presencial, entre as pessoas. Dificilmente verá uma mesa com pessoas ao redor discutindo algum assunto. O que se vê são dezenas e dezenas de pessoas sentadas de frente a um computador, absorvidas na magia das telas. Hipnotizadas. Conectadas umas às outras, é verdade, mas agora tudo de forma virtual.
Na vida pessoal não é diferente. As redes sociais substituíram as salas reais onde amigos se encontravam para bater papo, se reencontrarem, colocar o “papo em dia”. Não há mais “papo” para ser colocado em dia... é tudo on-line. As salas das casas estão fadadas a extinção. Elas vão perder a razão de ser. Ninguém recebe mais ninguém em casa. Pra que salas? Serão substituídas por redes wireless...
E o conteúdo? Todos viraram provedores de conteúdo na internet. São bilhões de páginas escritas sobre tudo. Todos viraram especialistas em tudo.
O Twitter é a última fronteira. Quando começou tinha lá seu charme, mas cada dia está mais difícil acompanhar alguém. O volume é exaustivo, o conteúdo...
Isso tudo me faz pensar na necessidade de evoluirmos mais um pouquinho e, como se isso fosse possível, sugiro a nova era do homem, o ”Homo relevance”.
O Homo relevance ou homem relevante seria a tentativa de, apesar de estarmos em um mundo cada vez mais virtual, tentamos manter a conexão com a realidade. O Homo relevance teria cuidado ao gerar conteúdo, tentaria ser mais responsável com o que coloca na rede, tentaria cultivar as relações virtuais com o mesmo cuidado e respeito que o fazemos nas relações reais. Diminuiria seu número de contatos nas redes de relacionamento para poder cultivar os que sobrarem de forma real e se relacionar de fato com eles. Abaixo o networking! Ter contato com um monte de pessoas que você sequer conhece... pra que?
O Homo relevance é um desafio individual. Ser relevante! Fazer a diferença. Ser diferente. Não ser “mais um”... na rede.
Quem sabe?

Nenhum comentário: