11 de abr. de 2009

Você sabe qual é a estratégia da sua empresa?

por Raquel Costa em 27 de Março de 2009 à 1:31 am (Fórum Mundial de Lucratividade, ensinamentos, estratégia, gestão, palestrantes)

Nos últimos dias participei do Fórum Mundial de Lucratividade organizado pela HSM, e tive a oportunidade de ver de perto alguns dos mais renomados especialistas de gestão da atualidade, conhecer seus conceitos e insights, e ouvir suas dicas especialmente importantes para o momento de retração que estamos vivendo.

Gostei do caminho que o Kaplan indica para que as empresas possam refletir e talvez (re)definir suas estratégias. Muitas empresas têm dificuldade de fazer escolhas (impossível querer e fazer tudo ao mesmo tempo) e traçar o caminho a ser seguido. As conversas e definições estratégicas acabam filosóficas demais e distantes da realidade porque falta à elas um roteiro capaz de orientar uma reflexão. E mesmo quando definidas, as estratégias quase sempre ficam tão complexas que nem os executivos conseguem reproduzi-las com clareza, imagine então o restante da empresa.

Para ajudar a resolver estes problemas, Kaplan sugere que as empresas descrevam suas estratégias com uma estrutura OAS (Objective, Advantage e Scope):Objetivo (Objective):

* os motivos que a estratégia foi concebida para atingir;
* meta quantitativa e prazos.

Vantagens (Advantage):

* os meios pelos quais a empresa atingirá seu objetivo;
* o que a empresa fará de diferente, melhor ou exclusivo em relação aos concorrentes;
* a proposição de valor que a empresa oferecerá para atrair clientes;
* a “matriz de avaliação” ou curva de valor.

Alcance (Scope)

* o nicho que a empresa pretende operar;
* definir o segmento de clientes, alcance da linha de produtos, tecnologias utilizadas, localidades geográficas atendidas ou grau de integração vertical (quais atividades da cadeia de valor a empresa realizará).

O resultado deve ser uma declaração curta, com no máximo 40 palavras. Algo como fez a Southwest Airlines, dos USA:

Objetivo: continuar sendo a empresa aérea mais lucrativa dos Estados Unidos.
Vantagem: oferecer a rapidez das viagens aéreas, mas com preços, freqüência e a confiabilidade dos carros, ônibus e trens.
Alcance: serviço voltado para viajantes preocupados com preço e que valorizam trechos (vôos) convenientes.

Em resumo, a estratégia da sua empresa deve comunicar:

* o que a empresa pretende realizar;
* como o resultado será mensurado;
* qual o alcance de atuação;
* as vantagens que serão utilizadas para atingir suas metas (diferenciais competitivos).

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