4 de abr. de 2009

Para que servem os administradores?

Hoje eu estava passeando no shopping e minha esposa encontrou uma velha amiga que trabalha como vendedora em uma loja de celulares. O comentário que minha esposa fez ao sairmos me intrigou. Ela disse: de que adianta ser formada em administração e terminar como vendedora de loja?

Isso me fez pensar. Fui professor em uma faculdade de Administração e, mesmo achando a profissão de vendedor importantíssima, não acho que ela se aplique a administradores formados.

Porque então encontramos no mercado tantos profissionais formados em administração ocupando cargos de vendedores, secretárias, auxiliares administrativos, etc.

Podemos abordar esse tema sob vários pontos de vista. Eu, vou apontar o que acredito ser o principal. As faculdades de administração não formam EMPREENDEDORES.

Certa vez, ao assumir mais uma turma da faculdade, resolvi fazer uma pesquisa informal. Perguntei quantos alunos, dos 45 que estavam presentes, iriam abrir uma empresa no futuro. Para minha surpresa apenas 5 levantaram as mão. Perguntei então quantos iriam fazer concurso público. 27 levantaram as mãos!!!

Sei que o serviço público tem muito apelo pela dita “estabilidade”, entretanto, quando escutamos isso de uma turma que deveria GERAR EMPREGOS… isso me assusta!

É preciso mudar o rumo dessa história. Precisamos de muitas e muitas novas empresas no Brasil, gerando tecnologia, riqueza, crescimento e, principalmente, empregos para quem NÃO É administrador.

E você, o que pensa deste assunto?

Nenhum comentário: