8 de fev. de 2007

Desconto de preço atrai clientes?

Dizem que se desconto fosse ferramenta de vendas não precisaríamos de vendedor...bastaria o pessoal do Dep. financeiro... Acho que é verdade. O desconto não pode ser encarado como a principal arma para atrair clientes.
Além do quê, vejamos o que acontece na maioria das vezes. Você chega em uma determinada loja e o que está com desconto? Produtos fora da estação, produtos com versões mais recentes, perto do prazo de validade, aquilo que todo mundo já tem, etc. Dificilmente você vai encontrar com desconto alguma coisa que realmente lhe chame a atenção. Mas porque não?
Porque os empresários estão acostumados a dar desconto naquilo que eles não conseguem vender!
Mas as coisas poderiam ser diferentes. Além dessa função óbvia do desconto, ele pode ser usado, de forma mais inteligente, como excelente estratégia para conseguir novos clientes bem como fidelizar os antigos, mas isso exigirá sacrifício! (será?)
Vejamos. Imagine que, dentre todos os produtos top que você dispõe no seu ponto de venda, você escolha um, que tem forte apelo de vendas (teoricamente não precisa de descontos) e oferece com um preço especial para seus clientes VIPs. Envia esta promoção através de um convite (cupom de desconto) especial (notou que é necessário ter um cadastro de seus cliente não é mesmo!). Como esse cliente irá se sentir? A quantos amigos ele vai contar essa experiência? Ele pode comprar com descontos um produto que todos estão querendo! Quantos dos seus amigos irão querer também se tornar clientes VIPs de sua loja. Imagine uma situação adicional. Se esse cliente, que já é VIP, indicar um de seus amigos, ele também receberá o mesmo tratamento diferenciado (desconto promocional). Percebeu como essa conta pode ser de um crescimento geométrico. E o que você perdeu? Reduziu a margem em um único produto e o custo dessa operação poderá ter sido até menor que a de uma mídia convencional como televisão Outdoor, etc. só que extremamente direcionada e com alta taxa de resposta positiva, afinal, todos compraram não é mesmo.
E se 10% desses clientes VIPs comprarem algum adicional que estava fora da promoção? Começou a ficar cada vez mais interessante não é mesmo? E mesmo se não comprarem...conheceram sua loja, provaram do atendimento especial que sua equipe presta, entraram em contato com outros produtos interessantes...etc.
Pense nisso. A frase é antiga mas ainda vale: é dando que se recebe...
Boas Vendas...os clientes bem tratados e valorizados agradecem!

Nenhum comentário: