29 de nov. de 2013

Gestão amadora x profissional

A maior dificuldade na prática da administração de uma organização é o amadorismo. Por amadorismo aqui entenda-se a gestão sem metodologia. Quando isso ocorre, a consequência ao invés da excelência, produtividade e eficácia,  é a desorganização, insatisfação da equipe e resultados confusos que, na maioria das vezes, não se aproximam do que realmente era esperado.

O jogo do poder na gestão é algo perigoso. A sedução que ele pode exercer muitas vezes cega e confunde o administrador. A falsa percepção de que "só eu consigo resolver" esconde, em si mesmo, uma falha dele mesmo incapaz de aplicar um método de trabalho que valorize o coletivo, a soma dos saberes e, consequentemente, do fazer compartilhado.

Uma equipe precisa de um norte, uma visão. Ainda mais, precisa de um acordo de trabalho onde o que é esperado, como resultado satisfatório, esteja claro dando, inclusive, espaço para a inovação e ampliação dos resultados alcançados. A equipe precisa dominar o método. Os processos devem estar definidos. Os responsáveis, identificados. As inter relações, entre setores, negociadas. A máquina tem que estar ajustada.

Um gestor profissional tem que ter em mente seu papel de catalizador. A ele cabe inspirar, dar condições, estabelecer o norte, compartilhar as metas, ajudar, ajudar e ajudar. A ele cabe ainda identificar os vários talentos contidos em sua equipe agrupando-os de tal forma que o máximo de cada um possa ser alcançado. A equipe, respaldada, deve exercer seu papel de atingir os objetivos estabelecidos. Dela se exige amadurecimento no compromisso de alcançar o que foi previamente acordado. Não é favor, é cumprimento de acordo e, portanto, ética! Cada um fazendo a sua parte, o todo trabalhando junto.

A mudança do amadorismo para o profissionalismo segue alguns passos: 
  • Reconhecimento da razão de existir de sua equipe - Missão
  • Identificação de um norte a ser compartilhado - Visão
  • Reconhecimento de seus talentos e organização das equipes - Organograma
  • Estabelecimento de metas reais
  • Identificação de problemas que impedem a equipe de atingir suas metas
  • Estruturação de processos de trabalhos
  • Formulação de planos de ação que eliminem as causas dos problemas identificados
  • Treinamento das equipes e empoderamento
  • Monitoramento dos indicadores
  • Ajuste nos processos - PDCA
  • Reconhecimento para as metas atingidas
  • Estabelecimento de novas metas de excelência ampliando a capacidade da gestão
  • Compartilhamento da metodologia com outros setores da organização favorecendo a ampliação da visão.
Três frases para inspirar o gestor no caminho:
  • Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho leva a lugar nenhum.
  • Se não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe.
  • Na dúvida sobre o que fazer, ajude os outros a realizar!
Mãos à obra!

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